Premiação do Concurso do Selo Cultura de Paz

A cerimônia de premiação do Concurso do Selo Cultura de Paz promovida pela huasdfmPrefeitura, por meio da Área Técnica de Atenção contra a Violência – ATAV da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS aconteceu no dia 26 de outubro, e contou com a presença de mais de 100 pessoas. O Evento foi realizado na Sala Popular de Cinema Zelito Viana, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, Centro, na sede da Prefeitura.

Compondo a mesa, estava o prefeito de Mesquita, Artur Messias; o secretário Municipal de Educação, João Luis Quintanilha; O Defensor Público da Vara da Infância, Juventude e Idoso de Nova Iguaçu, Doutor Antônio Carlos de Oliveira; o Coordenador da ATAV, Douglas Pereira; o Padre Amaury Baggio, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, representando a Diocese de Nova Iguaçu; e o presidente do Conselho Tutelar, Nilo Roberto de Almeida. Também participaram do evento, alunos, professores e funcionários das Escolas de Mesquita. O evento faz parte de um trabalho desenvolvido pelo Fórum de Violência de Mesquita com representantes de diversos setores da gestão municipal, entre eles, a Secretaria de Saúde – SEMUS, a Secretaria de Educação – SEMED, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho – SEMAS, a Secretaria de Mobilização Social e Integração Governamental – SEMOSIG, a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres – CMPM, a Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CORDEF, o Centro de Referência/Casa Municipal da Mulher, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS; além do 20º Batalhão de Polícia Militar, da 53ª Delegacia Legal de Mesquita e da sociedade civil, que discutiram as questões relacionadas à violência no Município, em agosto deste ano.heyheyhey

No início da cerimônia, os presentes se colocaram de pé para cantar o Hino Nacional Brasileiro. O Presidente do Conselho Tutelar agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição para o que fosse necessário. O Padre Amaury trouxe uma mensagem de paz aos presentes e agradeceu o convite para participar da cerimônia. O Coordenador da ATAV falou sobre as medidas que precisam ser tomadas para promover a Cultura de Paz e, ao final da sua fala, apresentou um vídeo mostrando que o comportamento dos adultos é copiado pelas crianças, alertando aos pais o comportamento que devem ter perto dos filhos. Andréia Sheila Farias Gomes, Orientadora Educacional da Escola Municipal Maria Dolores de Mello Porto, da Chatuba, leu a mensagem escrita pela Turma 403, onde em poucas linhas os alunos exprimem sua tristeza pela chacina ocorrida no mesmo Bairro onde residem e estudam; ao mesmo tempo em que prestam sua solidariedade às famílias das seis vítimas. Artur Messias disse que é necessário que sempre haja metas e projetos na educação, pois esta área é fundamental na luta contra a violência.

Os alunos do 1° segmento da tarde, da Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, apresentaram duas canções, sob a coordenação do professor de Música, Enéas Gomes. A professora Deise Geraldo Neves, dinamizadora do Clube de Leitura da Escola Municipal Vereador Américo dos Santos, apresentou o Projeto Gentileza Gera Gentileza, que é destinado a todos os alunos e funcionários da Escola. O Projeto é espelhado no Profeta Gentileza, criado para melhorar a qualidade do relacionamento entre as crianças, os adolescentes e os adultos. A turma da professora Angélica, de Correção de Fluxo da Escola Municipal Maria Dolores de Mello Porto, apresentou uma paródia da música “Lancinho” que se tornou “Mundo Feliz”.

O Concurso Selo Cultura de Paz faz parte de uma estratégia para a promoção da cultura da Paz, pela não violência no seio das comunidades da Cidade de Mesquita. Os desenhos foram feitos por alunos das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que premiou os três primeiros colocados com um kit contendo livros, cadernos e uma agenda. Entre os vencedores estavam: 1° lugar: Kellvy Victor Moura Maciel, de 07 anos, estudante da Escola Municipal Professor Samuel de Souza Maciel, do bairro Cruzeiro do Sul; 2º lugar: Poliana do Santos dos Anjos, 10 anos, da Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante, no Centro; e o 3º lugar ficou com a aluna Ana Carolina Costa Conceição, de 10 anos, da Escola Municipal Ernesto Che Guevara, na Chatuba.

This entry was posted in Cultura. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s